domingo, 20 de setembro de 2009

LISBOA, WHAT THE TOURIST SHOULD SEE : o que o turista deve ver



''LISBOA - WHAT THE TOURIST SHOULD SEE (no original), não é um livro regular de Pessoa, não é um livro comum do Poeta da Mensagem e da heteronímia, não é um livro - no sentido de o considerar literatura; é sim um guia turístico, um passeio pela cidade do Poeta pelo Poeta, que se torna tão mais curioso porque retrata a cidade de Lisboa numa época específica - década de 20, fixando qual instantâneo uma vivência e um tecido urbano entretanto alterados ou desaparecidos. É interessante saber também que foi escrito em inglês - a segunda língua de Pessoa, que viveu parte da sua infância em Durban, RSA .

Reparem na evolução dos topónimos na Praça do Rato - antes Praça do Brasil ou do Príncipe Real - anterior Praça Rio de Janeiro; na planta imberbe de Lisboa a meio do livro; na percepcionada limpeza visual das ruas libertas de carros; na ausência das pontes 'o viajante chega a Lisboa de barco, à Gare Marítima', aeroporto e vias rápidas e toda a caótica presença de transportes na cidade contemporânea.
O detalhe que achei mais delicioso foi a descrição do Chiado a partir da página 68. Tudo existe agora como descrito pelo Poeta, excepto o próprio Poeta : falta no colorido quadro que nos desenha, a estátua de Pessoa em bronze em frente à Brasileira!
Recomendo vivamente a quem quiser conhecer melhor Lisboa, a quem quiser descobrir como era a cidade há oitenta anos atrás e deseje comparar estas duas Lisboas e a quem quiser conhecer um pouco mais do modo de pensar do próprio Pessoa.

FICHA TÉCNICA
LISBOA, WHAT THE TOURIST SHOULD SEE : o que o turista deve ver
Edição bilingue, Livros Horizonte, 2006
(existem traduções para espanhol, alemão e francês)
Fernando Pessoa, provavelmente 1925

Sem comentários:

Enviar um comentário